segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Deus não desiste de você!




"Palavra do Senhor que veio à Jeremias, dizendo: Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do Senhor: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? - diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel."
(Jeremias 18:1-6)

A casa do oleiro é um lugar de entendimento e revelação - É na casa do oleiro que o vaso é moldado. O Senhor Deus é o oleiro e nós somos os seus vasos, a Igreja é a casa do oleiro, e nós somos a Igreja do Senhor, e com isso, a habitação do Espírito Santo. Como Igreja, somos: tratados, moldados e remodelados por Deus. Aconteça o que acontecer não deixamos de ser igreja! A casa do oleiro é na presença de Deus, sendo assim, Deus não fala se não, na casa d’Ele.

Deus fez Jeremias descer à casa do oleiro para observar aquilo que Ele tinha para revelar. Em toda a história da humanidade, o homem sempre quer se destacar e elevar-se acima dos outros. As pessoas sempre querem subir. Ter fama, reconhecimento, dinheiro, status... Tudo isso as pessoas procuram para subir na vida! E para isso, quantos esforços fazem, alguns entram em situações e caminhos difíceis, pois a sua ambição os cega e os faz até mesmo perder a direção. Mas para os Cristãos, o caminho é diferente! Para se ter sucesso, o caminho é a humildade. Para subir, tem que descer!

“Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.” - O barro só pode ser reaproveitado quando está mole, maleável, tratável, corrigível. A ação D´Ele em nossas vidas nos faz maleáveis. Devemos nos dispor à ação do Espírito Santo, e deixar Ele nos amaciar, nos moldar. A forma de Deus trabalhar é exclusivamente d’Ele, não podemos contender com o oleiro. Só Ele conhece a necessidade de cada um de nós. Ele nos constituiu vaso, todavia, Ele pode fazer com que nos tornemos barro novamente. Enquanto o vaso se apresenta como rocha, o vaso não pode ser moldado, mas, quando o barro entende que é barro, então o oleiro pode mover, manusear, moldar....
(Isaías 45: 9) "Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: Não tens mãos?" (Isaías 45: 9). Para os que contendem com o Criador não há salvação; a obra soberana de Deus é formar vasos a partir do barro; o caco de barro que contende com o Oleiro Eterno questiona as ações como se as mãos do Criador não pudessem salvar.
Assim como o barro depende do oleiro para tomar forma, o povo de Israel precisava descansar (confiar) nas mãos do Oleiro Eterno, que tem poder para fazer novamente todas as coisas. E assim também acontece com todos nós.
O apóstolo Paulo ciente desta verdade escreveu aos cristãos em Roma e alertou aqueles que achavam que a palavra de Deus havia falhado para com o povo de Israel (Romanos 9: 6). Seguindo o exposto nos versículos posteriores é fácil concluir que os homens são 'feitos' a partir do barro. Não importa se salvos ou não, todos os homens são provenientes do 'barro', como é demonstrado no livro de Gênesis 2: 7. Do mesmo modo que se conclui que todos os homens são vasos 'confeccionados' (formados) a partir do barro, conclui-se também que todos os homens (salvos e perdidos) são obras da mão de Deus. "Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?" (Rm 9:21)

O poder de Deus trás à existência tanto os 'vasos' para desonra quanto os 'vasos’ para honra. O barro utilizado para fazer os vasos para a honra e desonra é o mesmo. Porém, não podemos esquecer que, primeiro são feitos os vasos para desonra, para depois vir à existência os vasos para honra (I Coríntios 15: 46- 48). Primeiro o homem natural, depois o espiritual. O apóstolo Paulo demonstra que 'nós', ou seja, os cristãos (aqueles que são chamados através do evangelho dentre judeus e gentios) são os vasos de honra "... a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para a glória já dantes preparou, os quais somos nós..." (Romanos 9: 23- 24). "Vasos de misericórdia" é o mesmo que "vasos de honra". Todos que creem em Cristo, conforme diz as Escrituras, são vasos para honra, visto que, em Cristo todos são feitos participantes da natureza divina, contados como filhos de Deus. Os vasos para honra são os cristãos. Todos os que creram foram de novo modelados (criados) segundo o evangelho que é poder de Deus (João 1: 12- 13; Romanos 1: 16). Deixam a condição de filhos da ira para serem vasos de misericórdia. Deixaram a condição de pecado proveniente da desobediência de Adão, e passaram a condição de filhos de Deus proveniente da obediência do último Adão (Cristo).

O oleiro não despreza nenhum vaso que vem a Ele, que reconhece Jesus Cristo como único Senhor e Salvador de sua vida. O oleiro não desiste de nós, e trabalha para nos moldar! É na obediência que está a nossa vitória! Procuremos sempre fazer a vontade de Deus, mesmo que não a entendamos, assim como Jeremias. Ele poderia ter questionado o que iria fazer na casa do oleiro, mas não o fez! Ele atendeu à ordem do Senhor e lá pôde ouvir a voz de Deus! Se Deus nos deu uma ordem não tardemos em cumpri-la, e veremos o agir d‘Ele em nossas vidas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário